Como usar um simulador de previdência privada para planejar seu futuro financeiro

Time MIO
Time MIO

Você já pensou sobre quanto você deveria poupar mensalmente para garantir uma aposentadoria confortável? Ou quanto você precisa investir para alcançar seus objetivos financeiros futuros? Um simulador de previdência privada pode ser uma ferramenta valiosa para responder essas perguntas e planejar seu futuro financeiro.

O que é um simulador de previdência privada?

Um simulador de previdência permite explorar diferentes escolhas de poupança e a aposentadoria resultante dessas escolhas. Ele ajuda a responder perguntas como: se eu quiser ter uma aposentadoria próxima ao meu salário atual,

  • quanto eu devo poupar mensalmente?
  • por quanto tempo eu preciso poupar?
  • qual o nível de risco financeiro suficiente para alcançar meus objetivos?

Como usar um simulador de previdência privada

No Mio, oferecemos um assessor de previdência digital que ajuda o seu planejamento financeiro. Para começar, você acessa o aplicativo do Mio Vinci Partners e escolhe se deseja Contratar um plano próprio ou Trazer seu plano para o Mio. A primeira opção é para quem deseja iniciar um novo plano de previdência, a segunda é para quem tem um plano de previdência em outra instituição e deseja traze-lo para o Mio. Escolhida a melhor solução para você, haverá uma tela com a opção Receber uma sugestão. Ao clicar nesse botão, você será direcionado para o simulador de previdência.

Você pode receber uma recomendação de investimento escolhendo três tipos de objetivos:

  1. Valor do investimento: você escolhe os valores que deseja investir por mês e o assessor projetará o quanto você pode esperar receber no futuro.
  2. Valor mensal desejado: você define quanto gostaria de receber mensalmente no futuro — pode ser o valor da aposentadoria ou a mensalidade da faculdade do seu filho —, e o assessor calcula quanto você precisa investir mensalmente para alcançar esse valor.
  3. Valor total acumulado: você informa quanto gostaria acumular ao final do período de investimento e o assessor calcula quanto você precisa investir mensalmente para atingir esse objetivo.
Uma dica: na previdência PGBL é possível deduzir até 12% da sua renda bruta anual da base de incidência do imposto de renda, logo você pode usar esse parâmetro da sua renda como um bom valor de investimento mensal. Avalie se o PGBL é certo para você aqui.

Após definir o tipo e o valor do seu objetivo, você pode informar se fará um aporte imediato na previdência. Esse aporte é opcional. Você sempre pode realizar aportes esporádicos e estes irão ajudar você alcançar o objetivo do investimento mais rápido.

Depois, você escolhe o prazo do investimento. Se você estiver pensando na aposentadoria, é exatamente em quantos anos você pretende se aposentar. Uma boa referência é a idade mínima de aposentadoria do INSS, que hoje é 62 anos para mulheres e 65 para homens. Se estiver planejando um gasto futuro como a mensalidade da faculdade do dependente, pode usar quantos anos até o seu dependente entrar na faculdade. Essa idade é informada aqui para calcular a melhor recomendação de investimento para o seu planejamento financeiro, não se trata de uma obrigação de investimento. Na previdência Mio, você pode resgatar o seu investimento a qualquer momento.

Após esses passos, nosso assessor digital calculará a melhor recomendação de investimento para você. Se você escolheu o valor de poupança mensal, o assessor projetará o valor que você pode esperar receber no futuro. Se você optou por uma recomendação com base no valor de renda mensal futura ou com base no total que deseja resgatar, o assessor irá calcular quanto você precisa investir mensalmente hoje para alcançar esse objetivo.

Naturalmente, o assessor faz uma projeção econômica, e por isso, é sujeito a incertezas. As incertezas envolvidas irão diminuir a medida que você chegar mais perto do seu objetivo, e o assessor irá recalcular a rota a medida que a vida for acontecendo: aportes forem perdidos, ou a rentabilidade do mercado financeiro for inesperadamente alta. O assessor digital do Mio é análogo aos aplicativos de rota GPS: sabendo onde você está hoje e para onde deseja ir, ele vai calcular a melhor trajetória, mas a medida que você vai avançando, ele vai recalculando a rota para levar em conta as mudanças. Se você deixar de aportar hoje, o assessor irá informar a você o quanto você precisará aportar mais no futuro, se seus investimentos obtiverem um rendimento inesperadamente alto, ele reduzirá o risco que você precisa correr para atingir o objetivo. Também similar aos aplicativos de GPS, o assessor digital Mio oferece uma rota recomendada mas oferece sempre duas alternativas.

Como funciona o simulador de previdência

O assessor digital de previdência do Mio é baseado em economia financeira rigorosa que inclui trabalhos de economistas prêmios Nobel, como Franco Modigliani que elaborou a teoria do ciclo de vida.

Em linhas gerais, o assessor digital do Mio estima o menor risco financeiro necessário para que a pessoa alcance o seu objetivo de investimento. Ele faz um cálculo de simulação com milhares de cenários possíveis do mercado financeiro. Em cada cenário, é calculada a evolução do investimento e da renda ao longo do tempo, ou, o total investido. Somente as configurações que resultam em uma alta probabilidade de alcançar o objetivo são consideradas; a de menor risco é a recomendação final. As simulações são construídas com modelos de economia financeira elaborados pela equipe de gestão de investimentos da Vinci Compass usando técnicas rigorosas de estatística e econometria.

Há três pontos importantes a serem destacados sobre o assessor digital de previdência do Mio: (a) ele te ajuda a ficar investido sem correr risco desnecessário, (b) ele recomenda uma carteira com base exclusivamente na sua necessidade financeira, e (c) ele ajuda você a diversificar o seu investimento.

A) O assessor Mio te ajuda a ficar investido sem correr risco desnecessário

Ele usa o menor risco de investimento necessário como parâmetro que define a carteira recomendada. Isso é porque os investimentos financeiros em média em longos horizontes de tempo devem render positivamente acima do CDI no Brasil, e por isso, se fosse calculado simplesmente com base no objetivo, o assessor iria recomendar uma carteira com um excesso de risco financeiro para atribuir um maior rendimento ao investimento. Porém, pensando no conceito de necessidade financeira, isso é uma recomendação ruim. Quando o participante de previdência está no início de sua trajetória de poupança, ele de fato pode correr mais risco, pois se ocorrer uma queda grande nas bolsas de valores de ações, moedas, ou títulos, ele ainda tem bastante tempo para recuperar o investimento, mantendo-se fixo no seu objetivo de longo prazo. É verdade que a crise financeira de 2008, por exemplo, fez com que muitos investidores perdessem dinheiro nos meses de setembro a novembro de 2008, mas a maioria dos investidores que mantiveram seus investimentos recuperaram o valor perdido em cerca de três anos e obtiveram rendimentos positivos altos depois disso. Por outro lado, se o participante de previdência está próximo do seu objetivo, ele não pode correr tanto risco pois está muito próximo de necessitar o seu primeiro resgate. O assessor digital Mio pondera progressivamente o horizonte de investimento para reduzir o risco financeiro a medida que o prazo de investimento reduz, a fim de garantir que seu investimento esteja seguro.

B) O assessor Mio recomenda uma carteira com base exclusivamente na sua necessidade financeira

Somente a probabilidade de você alcançar o objetivo financeiro que você forneceu entra na conta matemática. Em momento algum taxas de remuneração da gestora dos fundos, comissão ou corretagem são usadas como critério da recomendação. Isso é garantia de que a recomendação é o melhor investimento para você, e que o assessor digital é um verdadeiro agente fiduciário.

C) O assessor Mio ajuda você a diversificar o seu investimento

As carteiras recomendadas são abertas no detalhe para sua apreciação dentro do aplicativo. Algo que você pode analisar é como as carteiras são construídas para ter diversificação de risco, isto é, diferentes classes de investimentos e estratégias como renda fixa, ações, taxas cambiais, fundos imobiliários, entre outros. A diversificação é uma estratégia importante para reduzir o risco financeiro do investimento, pois ela busca que se um ativo tiver uma performance ruim, outros ativos podem compensar essa perda. É fundamental considerando que todo investimento financeiro tem variação imprevisível de rentabilidade.

Conclusão

Usar um simulador de previdência privada é uma maneira eficaz de planejar seu futuro financeiro. Ele permite que você visualize diferentes cenários e faça escolhas informadas sobre quanto investir mensalmente, por quanto tempo e qual o nível de risco adequado para alcançar seus objetivos. No Mio, nosso assessor digital de previdência torna esse processo simples e acessível, ajudando você a tomar decisões financeiras mais inteligentes e seguras.

Como o provérbio diz, a melhor hora para plantar uma árvore foi há anos, a segunda melhor hora é agora. Se você ainda não planejou seu futuro financeiro, acesse agora o aplicativo do Mio Vinci Partners e experimente nosso simulador de previdência. Com as informações certas e um planejamento adequado, você pode garantir um futuro financeiro mais seguro e tranquilo.